Coordenador : Ivando Silva de Faria
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394276.2206.228431.24042023
Departamento/Setor: STA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Em geral todos os cidadãos têm direito a uma boa educação financeira, no entanto, este projeto destina-se prioritariamente aos cidadãos de 14 a 30 anos. O Projeto pretende concentrar forças no sentido de alterar a situação de inadimplência do brasileiro no longo prazo. De forma direta o projeto atinge os docentes do ensino fundamental e médio. De forma indireta o projeto atinge alunos do ensino fundamental e médio. Atinge ainda os alunos de graduação envolvidos em pesquisa e acompanhamento das ações educacionais.
Local de atuação: Dependências da UFF, dependência de escolas do ensino fundamental e médio ou ainda ensino remoto
Objetivo
O objetivo principal do projeto é promover a educação financeira prioritariamente para pessoas entre 14 e 30 anos atuando das seguintes formas: 1 – Promover cursos gratuitos para os docentes (multiplicadores) em escolas do ensino fundamental e médio; 2 – Envolver os alunos de graduação da UFF na conquista do conhecimento sobre educação financeira; 3 – Promover pesquisas, por meio de PIBIC, sobre educação financeira; 4 – Promover a atuação dos alunos na disseminação da educação financeira; 5 – Atuar junto a outros órgãos, que não se enquadrem como escolas do ensino fundamental e médio, com cursos ou palestras pagas sobre educação financeira.
Resumo
Lidar com o dinheiro não é uma tarefa fácil. Envolve emoções e controle das emoções. Envolve o uso de certa racionalidade. Racionalidade que articula certos conceitos. Para este propósito existe a EDUCAÇÃO FINANCEIRA. O objetivo principal do projeto é promover a educação financeira prioritariamente para pessoas entre 14 e 30 anos atuando das seguintes formas: 1 – Promover cursos gratuitos para os docentes (multiplicadores) em escolas do ensino fundamental e médio; 2 – Envolver os alunos de graduação da UFF na conquista do conhecimento sobre educação financeira; 3 – Promover pesquisas, por meio de PIBIC, sobre educação financeira; 4 – Promover a atuação dos alunos na disseminação da educação financeira; 5 – Atuar junto a outros órgãos, que não se enquadrem como escolas do ensino fundamental e médio, com cursos ou palestras pagas sobre educação financeira. Ensinar a racionalidade do gasto é mais importante ainda para os jovens, que no meio de tantos desafios que a vida vai lhes impor, precisam fazer o melhor uso possível do capital que ganham. Em geral todos os cidadãos têm direito a uma boa educação financeira, no entanto, este projeto destina-se prioritariamente aos cidadãos de 14 a 30 anos. O Projeto pretende concentrar forças no sentido de alterar a situação de inadimplência do brasileiro no longo prazo. São dois os problemas que se tem como alvos: 1 – Melhorar a utilidade do capital na mão do cidadão brasileiro; 2 – Reduzir os níveis de inadimplência no Brasil.